Birth Control foram uma banda progressiva alemã formada em 1968, com Reinhold Sobotta (órgão), Bernd Koschmidder (baixo), Rolf Gurra (sax, vocais) e Egon Balder (bateria). O nome da banda foi uma reação contra a declaração do Papa, falando que os contraceptivos eram um pecado.
Nos primeiros tempos eles fizeram algumas versões covers de instrumental jazz-rock de Brian Auger, Graham Bond, etc. Depois eles se expandiram com guitarras, vocais e trumpetes. Seu primeiro single, “October”, par com “Freedom”, foi realizado em Amadeo, em 1969. Depois de algumas mudanças pessoais, o grupo consistiu de Koschmidder, Sobotta, Bruno Frenzel (guitarra) e Bernd Noske (vocais, bateria) por todo esse ano. Esse line-up fez um album pelo Metronome, feito em uma capa redonda, imitando uma caixa de anticoncepcionais. Esse foi o primeiro de uma série de, pelo menos para a maioria das pessoas, provocadores formatos de covers.
A música ainda era muito baseada em jazz-rock (particularmente o material composto por Sobotta), mas os novos membros quebraram essas influências (principalmente nos materiais compostos por Bruno Frenzel). O álbum tambem tinha uma versão cover do The Doors - Light my Fire. Foi um trabalho de qualidade média, faltando ainda um bocado de experiência musical e sofrendo com uma produção um tanto fraca. O álbum seguinte, “Operation” teve grandes mudanças. A capa era um bebê comendo um monstro, olhado por um excitado Papa. Na parte interna outro desenho revelava os membros da banda fazendo parte de uma máquina de comida infantil.
1971 - Operation
Download
1972 - Hoodoo Man
Download
1973 - Rebirth
Download
1974 - Live
Download
1975 - Plastic People
Download